Hoje vou falar um pouco de como funciona a pigmentação da pele... a responsável pela coloração da nossa pele é a melanina, todo o processo de sua formação é chamada de melanogênese; onde possuimos uma maior concentração de melanina é na camada germinativa e espinhosa, que vamos ter então os melanócitos, melanossomas que formam a melanina.
Todos os indivíduos tem a mesma quantidade de melanócitos, tanto os de pele clara, quanto os de pele mais morena, o que vai diferenciar é a dimensão / forma da célula; ou seja, as pessoas de pele negra possuem uma dimensão maior, portanto, a produção de melanina vai ser maior também.
Os melanócitos quanto mais estimulados, ou seja, quanto mais calor ele recebe, mais melanina é produzida, e assim ocorrendo a pigmentação da epiderme; um exemplo disso é quando tomamos sol, ganhamos um bronzeado, isso porque houve uma exposição ao calor, estimulando assim o processo de melanogênese.
A cada quatorze dias ocorre uma renovação da epiderme, quando não usamos protetor solar, não ingerimos uma quantidade de líquido suficiente para uma hidratação eficaz, e principalmente, quando tomamos sol em excesso, o calor como já disse, ajuda a estimular mais a produção de melanina, sendo em excesso, aceleramos todo esse ciclo e com o tempo vamos adquirindo um envelhecimento precoce da pele.
Lembrando que, o envelhecimento precoce é o menor dos maus, devemos nos preocupar com o câncer de pele, que está relacionado a exposição ao raio UVA, não atingindo somente a epiderme, como também a derme.
Por isso, use protetor solar diariamente! Cuide de sua pele!