domingo, 24 de julho de 2011

Estudo de caso: Eletrolipólise na Síndrome da Desarmonia Corporal

ELETROLIPOFORESE NA SÍNDROME DA DESARMONIA CORPORAL
Electrolipolisis of the Body Disharmony Syndrome
RODRIGUES H.A, REIS I.M.L.
RESUMO
Existe um conjunto de alterações que afetam a estética corporal, que chamamos de “Síndrome de Desarmonia Corporal” – SDC, E a gordura localizada está entre uma das afecções dessa síndrome, além da fibro edema gelóide “celulite” e alterações musculares que aparecem frequentemente associadas.
Eletrolipoforese é uma técnica em que se utiliza uma microcorrente específica de baixa frequência, alterando as células gordurosas.
Este estudo teve como objetivo comparar os resultados obtidos na redução de adiposidade da região interna de coxa, utilizando os canais B e C do aparelho de eletrolipoforese, o canal B tem como objetivo de estimular as células, principalmente o fibroblasto que justifica a ação de melhora na tonicidade, tendo também o efeito de vaso dilatação pela ativação da microcirculação, como também a ação anti-inflamatória pela absorção dos metabólicos, e o canal C atua diretamente sobre o adipócito pela estimulação elétrica das terminações do sistema neurovegetativo simpático.
O estudo foi realizado com um indivíduo do sexo feminino, M.Y.T, de 44 anos, sedentária, acometida de adiposidades em região interna de coxa.
O método de avaliação utilizado foi a biometria, realizado na 1ª e na ultima sessão. Foram realizadas 7 sessões, duas vezes por semana, em dias alternados.
Durante o tratamento a participante foi submetida a uma dieta de baixo valor calórico, com ingestão de alimentos a cada 3 (três) horas.
Mesmo com poucos dados amostrados, foi possível, somente através da biometria de coxa, observar a diminuição da camada adiposa da área.
PALAVRAS - CHAVE: gordura localizada, eletrolipólise, coxa


ABSTRACT
A number of changes that affect the Body, which we call "the Body Disharmony Syndrome - BDS, and the fat is located between one of the disorders of this syndrome, as well as fiber
dema geloid" cellulitis "and muscular changes that appear frequently associated . Electrolipophoresis is a technique that uses a low-frequency specific microcurrent, changing the fat cells.
This study aimed to compare the results obtained in the reduction of adiposity of the inside of the thigh, using the channels B and C of the apparatus eletrolipólise, channel B has the objective of stimulating cells, mainly fibroblasts which justifies the action of improvement in tone, and also the effect of vasodilation by the activation of microcirculation, as well as anti-inflammatory action by the absorption of metabolic and channel C acts directly on the adipocyte by electrical stimulation of the endings of the sympathetic autonomic system. The study was conducted with an individual female, MYT, 44, sedentary, afflicted with fat deposits on the inside of the thigh.
The evaluation method was used biometrics, held on the 1st and the last session. 7 sessions were held twice a week on alternate days.
During treatment the participant was subjected to a low-calorie diet, with ingestion of food every 3 (three) hours.
Even with few sampled data was possible only through the thigh biometry, observe the decrease of the fat layer of the area.
KEY - WORDS: localized fat, eletrolipoforese, thig


INTRODUÇÃO
Existe um conjunto de alterações que afetam a estética corporal, que chamamos de “Síndrome de Desarmonia Corporal” – SDC, e a gordura localizada está entre uma das afecções dessa síndrome, além da fibro edema gelóide “celulite” e alterações musculares que aparecem frequentemente associadas.
O tecido adiposo representa um reservatório de energia, utilizado principalmente em períodos de jejum prolongado, para proteção contra o frio ou quando o organismo está sujeito a atividade física (Borges F.S. et.al.,2008) é um tipo especial de tecido conjuntivo que tem como especialidade armazenar lipídios dentro das suas células, capacitado na remoção dos ácidos graxos da circulação para formação dos triglicerídeos, e manufaturá-los a partir da glicose. A célula adiposa armazena, sintetiza e libera ácido graxo, dependendo das necessidades do organismo (Barcellar V.C.F. et. al., 2005).
O tipo de adiposidade feminina, ou ginóide, é caracterizada por grande número de células adiposas na região de fêmur e glúteos e em menor quantidade na região abdominal. Estes adipócitos são mais resistentes à lipólise e as complicações metabólicas surgem quando existe um grau significativo de excesso de peso (Junqueira e Carneiro, 1995).
Uma das alternativas como tratamento para gordura localizada é a eletrolipoforese e que é uma técnica em que se utiliza uma microcorrente específica de baixa frequência, alterando as células gordurosas. As células perdem a capacidade de armazenar a gordura que é liberada para ser consumida. A aplicação é feita com agulhas de acupuntura, descartáveis (Francischelli M.A. et. al., 2009), a utilização consiste na aplicação de vários pares de agulhas (0,25mm) e longas (5 a 15cm),introduzidas em tecido subcutâneo que ligadas a correntes de baixa intensidade, criando um campo elétrico entre elas. Atribui-se ao tratamento uma modificação do meio intersticial, que favorece as trocas metabólicas, e ainda a lipólise (Guirro E.C.O & Guirro R.R.J, 2002), a utilização da eletrolipólise destina-se à redução de gorduras localizadas, sendo que a sua aplicação se faz diretamente na área acometida.
O processo de eletrolipoforese é considerado invasivo, aliado a efeitos sistêmicos devido ao longo tempo de duração podendo variar de 40 a 60 minutos (Guirro E.C.O & Guirro R.R.J, 2002), após pode-se aplicar algum tratamento complementar como: estimulação muscular, drenagem linfática, estimulação de pontos de acupuntura, etc (Borges F.S. et.al.,2008).
A intensidade deverá ser aumentada em função da sensibilidade, de forma que não resulte em dor intensa na pessoa a ser tratada. Para Parienti (2001), é necessário que o paciente sinta sensação de “picadas” que chegam ao limite do desagradável, e durante a sessão é preciso aumentar progressivamente a intensidade da corrente durante o processo de acomodação (Azevedo C.J.D. et.al., 2008).
A ação da eletrolipoforese na lipólise estimula a ação do Sistema Nervoso Autonômico Simpático, ocasionando a liberação de catecolaminas, que ativam os receptores adrenérgicos, levando à liberação de adenilatociclase,ocorrendo a conversão intracelular de ATP em AMP cíclico, levando à lipólise. Os objetivos do tratamento com eletrolipólise são o aumento da atividade celular, lipólise dos tecidos, incremento da circulação sanguínea, linfática e otimização do metabolismo (Azevedo C.J.D. et.al., 2008).
O tratamento com a eletrolipoforese, portanto, precisa ser acompanhado necessariamente de dieta e/ou exercícios físicos, para que os ácidos graxos sejam utilizados como fonte de energia (Garcia P.G. et.al., 2006).
De acordo com Borges F.S et. al., 2008, os principais efeitos fisiológicos proporcionados pela eletrolipoforese são:
Efeito Joule: É corrente elétrica, que ao circular por um condutor, realiza um trabalho que produz calor ao atravessar o mesmo. O aumento de temperatura que é produzida na eletrolipoforese não atinge tecidos orgânicos, visto que se trata de uma corrente com uma intensidade muito pequena, porém suficiente para contribuir para instalação de uma vasodilatação com aumento de fluxo sangüíneo local. Desta forma é excitado o metabolismo celular da região, facilitando a queima de calorias e melhorando o trofismo celular.
Efeito Eletrolítico: Descreve o campo elétrico gerado por esta corrente na eletrolipoforese, induz o movimento iônico que traz consigo transformação na polaridade da membrana celular. A célula tende a conservar seu potencial elétrico de membrana normal, e essa atividade consome energia a nível celular.
Efeito de estímulo circulatório: contribui em parte para a instauração de uma vasodilatação, visto que a corrente atua com estímulo direto nas inervações promovendo uma ativação da microcirculação. Já foi comprovado que a freqüência de 25Hz é mais eficaz para tratar alterações circulatórias e congestivas.
Efeito neuro-hormonal: A mobilização das gorduras de reserva se realiza graças a uma enzima hormônio-dependente, a triglicerideolipase. Esta enzima desintegra os triglicerídeos 29 em ácidos graxos e uma molécula de glicerol. Os ácidos graxos assim produzidos são em grande parte, eliminados da célula, a menos que estejam em um local com excesso de glicose e que voltem a formar triglicerídeos; ao contrário, o glicerol liberado, não pode ser usado novamente e é captado pelo fígado que o metaboliza em glicose. BrasEnsaios
São consideradas contraindicações da terapia os casos de insuficiência cardíaca, insuficiência renal, paciente com marca-passo, pinos ou placas no corpo em regiões onde a corrente elétrica será aplicada, trombose venosa profunda, estado epilético, gravidez e em pacientes em uso de anticoagulantes (Silva M.T., 1997).

JUSTIFICATIVA
A proposta do trabalho aqui apresentado tem como objetivos específicos em identificar os efeitos da eletrolipoforese na gordura localizada da região interna de coxa através da biometria; analisar a eficácia do tratamento proposto após 10 sessões da terapia; e verificar a manutenção, agravamento ou melhora dos resultados obtidos após as 10 sessões do tratamento, sendo realizada 2 (duas) vezes por semana. Como objetivo principal vamos comparar os resultados obtidos na redução de adiposidade da região interna de coxa, utilizando os canais B e C do aparelho de eletrolipoforese, o canal B tem como objetivo de estimular as células, principalmente o fibroblasto que justifica a ação de melhora na tonicidade, tendo também o efeito de vaso dilatação pela ativação da microcirculação, como também a ação anti-inflamatória pela absorção dos metabólicos, e o canal C atua diretamente sobre o adipócito pela estimulação elétrica das terminações do sistema neurovegetativo simpático.

MATERIAIS E MÉTODOS
O estudo foi realizado com um indivíduo do sexo feminino, T.Y.M, de 44 anos, sedentária, acometida de adiposidades em região interna de coxa.
O tratamento de eletrolipoforese foi realizado com modelo de aparelho de eletrolipoforese, com quatro canais, marca GS1100, fabricado pela GS Indústria e comércio de equipamento LTDA, como mostra no anexo 1, onde foram adotados os seguintes parâmetros de modulação: Canal B com frequencia de pulso de 30 HZ no tempo de 10 minutos, canal C com frequencia de pulso de 10 HZ no tempo de 30 minutos. A intensidade foi determinada pela sensibilidade e tolerância da voluntária, e aumentada quantas vezes foram necessárias após processo de acomodação.
A estimulação elétrica da região interna de coxa foi conduzida com a voluntária em decúbito dorsal. Após a delimitação e assepsia (alcool 70%) da área a ser tratada, em cada sessão foram utilizadas 8 (oito) agulhas de acupuntura de aço inoxidável (0,25mm x 40mm ) as quais foram introduzidas na região interna de coxa, distribuídas aos pares.
As agulhas foram colocadas de modo que cobrissem toda a área a ser tratada. A distância entre as agulhas foi de 4 cm, como mostra no anexo 2.
Foram realizadas 7 (sete) sessões de tratamento com uma freqüência de 2 vezes por semana. A participante foi submetida a uma dieta de baixo valor calórico, com ingestão de alimentos a cada 3 (três) horas.
Como método de avaliação foi utilizado a fita métrica, a análise foi realizada em dois pontos, medindo da espinha iliaca antero-superior até o joelho, a medição da circunferência da coxa foi realizada a 15 cm da espinha ilíaca antero-superior e 25 cm da espinha ilíaca antero-superior, no 1º dia do tratamento e após as 7 (sete) sessões.

RESULTADOS
Nos gráficos I e II, verificam os resultados da biometria da região interna de coxa com o uso da corrente de baixa frequência, eletrolipoforese.



 

Foi possível observar diferença estatisticamente significativa entre os valores antes e depois da intervenção realizada, como mostram nos gráficos I e II.
No gráfico I, verifica-se uma redução de 4cm do paniculo adiposo na medida da circunferência superior, de 61 cm, reduzindo para 57 cm. Na medida da circunferência inferior reduziu 4.5cm, de 52.5 cm para 48 cm.
No gráfico II, verifica-se uma redução de 4.5 cm na circunferência superior da coxa direita, de 63 cm para 59.5 cm. Na medida da circunferência inferior da coxa direita percebe-se uma redução de 5 cm, de 52.5 cm reduziu para 47.5cm.

CONSIDERAÇÕES FINAIS
Os resultados deste estudo comprovam que a eletrolipoforese é um método que reduz o paniculo adiposo da região interna de coxa, sem nenhuma outra intervenção estética associada. Mesmo com poucos dados amostrados, foi possível somente através da biometria de coxa, observar a diminuição da camada adiposa da área.
De qualquer modo, não podemos deixar de citar que a ingestão de uma alimentação com dieta de baixo valor calórico, favoreceu para a lipólise da região.
A realização dos próximos estudos que utilizem a eletrolipólise como tratamento de dimimuição da adiposidade da região interna da coxa, sugere-se uma amostra maior de pacientes, aumento das sessões e associar com atividade física.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


AZEVEDO C.J.D , ZANIN E.C , et.al. Estudo comparativo dos efeitos da eletrolipólise por acupontos e da eletrolipólise por acupontos associada ao trabalho aeróbico no tratamento da adiposidade abdominal grau I em indivíduos do sexo feminino com idade entre 18 e 25 anos. Curitiba, v.1, n.2, p.64-71, maio/agosto, 2008.
BACELAR, V. C. F.; PINHEIRO, C. M. B.; et al. Importância da Crioterapia na Lipólise. Fisioterapia Brasil, v. 6, n. 2, p. 151-156, março/abril, 2005.
BORGES F. S, SCORZA A., et al., Estudo comparativo dos efeitos da eletrolipólise com uso de Tens modo burst e modo normal no tratamento de adiposidade localizada abdominal. Ensaios e ciencia, vol. XII, Núm.2, pp.49-62, 2008.
FRANCISCHELLI M. A., Síndrome de Desarmonia Corporal, 2006. Disponível:.Acesso em: 01 de junho de 2009.
GARCIA P.G, BORGES F.S., O uso da eletrolipólise na correção de assimetria no contorno corporal pós-lipoaspiração: Relato de caso, Revista Fisioterapia Ser – Ano 1 – nr 4 – outubro/dezembro, 2006.
GUIRRO, E.C.O. & GUIRRO, R.R.J. Fisioterapia Dermato-Funcional – Fundamentos, recursos e patologias. 3 Ed. Revisada e ampliada. Barueri, São Paulo: Ed. Manole, p. 560, 2002.
JUNQUEIRA, L. C.; CARNEIRO, J. Histologia Básica. 8 edição. Ed. Guanabara Koogan: Rio de Janeiro, 1995.
SILVA, M. T. Eletroterapia em Estética Corporal. São Paulo: Robe, 1997, p. 59-64.

Um comentário:

  1. Parabéms pelo blog! Estou concluindo o curso e estou me aprofundando mais na área de dermato, uro-gineco! Gostei bastante da variedade abordada no seu blog! Até mais...

    ResponderExcluir